O Festival

Realizado anualmente na cidade de São Carlos/SP, o CONTATO chega à sua 8ª edição como um dos destaques da programação artística-cultural do interior do estado, integrando música, artes visuais, arte eletrônica e audiovisual. O Festival, que acontecerá entre os dias 8 e 14 de Setembro, é conhecido por seu papel de articulador, ao colocar projetos, pessoas, público e artistas literalmente em contato, por meio de atividades de fruição e formação gratuitas, pela colaboratividade na produção e pelo trabalho em economia solidária.

O CONTATO é realizado de forma aberta e colaborativa, ou seja, qualquer interessado pode comparecer as reuniões de produção, seja pessoalmente ou virtualmente. Nesse contexto, além das reuniões semanais na Rádio UFSCar, nesse ano ele já realizou uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE), uma disciplina ofertada pela universidade, e que teve o intuito de estimular a cena cultural da cidade e a profissionalização dos produtores; e o CULTIVE, Encontro De Formação em Produção Cultural.

A cada edição, o CONTATO elege um tema a partir das pautas mais recorrententes em nossas vidas – nas ruas e nas redes – e que se relacionem com a nuvem de temas do festival: tecnologias livres, democratização do acesso aos meios de comunicação, produção independente, colaboratividade, economia solidária, meio ambiente. Após diversas reuniões com colaboradores, a equipe de produção chegou ao tema “sem filtros”. A ideia é mostrar o corpo em movimento, o corpo livre de esteriótipos e influências, o corpo individual, o corpo livre e, literalmente, sem filtros.

A programação desse ano, como sempre, valoriza as diversas expressões artísticas, criando conexões entre elas. No cinema, teremos a presença de cineclubes e a exibição do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Já o CONTATO Eletrônico mesclará projetos universitários escolhidos a partir do edital CONTATO Universitário, com produções inéditas como a Laguna Sampler, projeção no lago da UFSCar com acompanhamento sonoro. Além disso, o evento terá programação especial voltada para crianças e terceira idade; oficinas culturais; projetos sustentáveis e feira de economia solidária.

Musicalmente, o evento contará com grandes nomes já consolidados no cenário independente nacional, como o OTTO e o Cerébro Eletrônico, além de novos nomes como a curitibaba Karol Conka . Já as atrações internacionais Ana Tijoux e Miss Bolivia trazem o melhor da nova cena latina para São Carlos. O show de abertura contará com o Guizado, que aproveitará o espaço para lançar seu terceiro disco.

O CONTATO, em suas edições anteriores, trouxe mais de 150 bandas, além de mais de 50 DJs, oficinas e debates. Para esse ano, há um público estimado de 25mil pessoas em 7 dias de atividades gratuitas, sendo dois de shows em praça pública. O evento planeja criar mais de 600 empregos diretos e indiretos e investir aproximadamente R$1 milhão na economia local e regional.

Faça CONTATO!

adminO Festival